Alemães visitam Uruguaiana

Dos dias 24 a 27 de maio, o Bispado de Uruguaiana recebeu duas visitas especiais e raras. Amigos pessoais de Dom Aloísio Dilli, Pe. Klaus Rapp e o Diácono Bernhard Kohl, residentes na cidade de Mannheim (Alemanha), vieram para o Brasil a fim de conhecer a realidade da Diocese de Uruguaiana, especialmente entrar em contato com a desafiadora realidade social de nossa cidade.
Pe. Klaus Rapp é considerado na Alemanha um decano regional, ou seja, é auxiliar de seu bispo na administração pastoral de 108 paróquias. Já o Diácono Bernhard Kohl coordena um grupo aproximado de 200 diáconos ligados a essas dioceses. Ambos ficaram hospedados na Cúria diocesana e foram acompanhados por Dom Aloísio a aproximar-se de um grande grupo marginalizado de nossa esfera social: os catadores de lixo. Dessa forma, eles estiveram presentes no CEANE (Centro de Educação Ambiental Nova Esperança), instituição que eles já haviam colaborado na construção de um novo galpão de reciclagem, e ainda tomaram contato com o lixão de Uruguaiana, bem como com as pessoas que dependem dessa atividade para sobreviver. Os visitantes ficaram profundamente comovidos pela difícil realidade enfrentada por nosso povo.
No dia 26 de maio foi presidida uma celebração eucarística com a Comunidade Católica São Cristóvão, pertencente à Paróquia São João Batista, onde estiveram presentes um grupo considerável de catadores e crianças que estão integradas num projeto social que acontece naquela comunidade.
Por fim, no dia 27 de maio, Pe. Klaus e Diácono Bernhard ainda promoveram um encontro de convivência e troca de experiências com os padres da cidade de Uruguaiana. Os dois visitantes despediram-se motivados e ao mesmo tempo desafiados por tudo que vivenciaram nesses dias em nossa Terra Santa.

Postado por Pe. Evandro Carvalho
Em 28 de maio de 2013, às 11h 30min