"É o melhor presente que recebi de Deus nos últimos anos," diz fundador do Terço dos Homens em São Borja (RS)

por Evandro Viana Carvalho

Seu Vani Azevedo de Almeida, ministro da acolhida e visitação, participa do Terço dos Homens na cidade de São Borja (RS) desde 2009, ano da criação do grupo. Não poderia ser diferente, pois Vani Azevedo é o fundador deste grupo que só tem aumentado em São Borja, e transformado a vida de muitos homens. Os participantes se encontram em diversas comunidades da cidade e existem grupos com cerca de 50 homens.

O seu Vani promove a oração do terço em sua própria residência, todas as quintas-feiras às 19hs. Para ele o Terço dos Homens significa o melhor presente que recebeu de Deus nos últimos anos e também um convite à conversão e mudança de vida.

A fundação do Terço dos Homens, não contou apenas com o esforço do seu Vani Azevedo. Romeu Luiz Socoloski, é o co-fundador do terço em São Borja. Ministro qualificado do matrimônio e membro da equipe de assuntos econômicos da Paróquia São Francisco de Borja, Romeu Socoloski sente orgulho de participar da fundação do terço e conta com alegria que na missa do 5º aniversário do grupo, no dia 19 de novembro de 2014, celebraram com a presença de 210 homens na Paróquia.

Em São Borja já existem 09 grupos entre cidade e interior e a média de participação está em torno de 200 a 300 homens semanalmente. Na Paróquia São Francisco de Borja são cinco grupos na cidade e um no interior. Na Paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro do Passo, são três grupos e ainda serão formados mais.

Os encontros são semanais em todos os locais que tem a presença do terço dos homens, e em dias alternados. Nas terças, quartas, quintas e sextas-feira, no horáriao das 19 hs com o horário normal e 20:00 hs no período de horário de verão.

Para o seu Romeu o terço dos homens foi a maneira que o Espírito Santo o iluminou para trazer os homens de volta para a Igreja, com uma participação eficiente e profunda, afirmou. “Além do terço, nós meditamos o evangelho do dia em todos os grupos. Com isto os homens estão tendo uma oportunidade de estar mais próximo da palavra de Deus e sabendo que a palavra é viva e eficaz, está transformando muito os homens que participam”, disse o co-fundador.

“Rezamos em todos os grupos pela nossa conversão, por uma intenção impossível, e pela canonização do diácono João Luiz Pozzobon, evangelizador no Movimento da Mãe Peregrina e homem que rezava o terço diariamente”, falou.

“O terço dos homens está colocando mais vida na vida dos homens que dele participam, são mais alegres, mais calmos, mais compreensíveis e mais amáveis. Parece que o terço aos poucos vai transformando e ajudando tantos homens e famílias a viverem mais felizes. Por isso, posso dizer que o terço dos homens foi um grande presente que Deus nos deu,” comentou Romeu.

Confira as fotos aqui.