Reunião de padres em Uruguaiana reflete a “conversão pastoral".

por padre Evandro Carvalho

Terça e Quarta, 07 e 08, estiveram reunidos em Uruguaiana (RS) todos os padres da diocese e a Irmã Celita Hartmann, responsável administrativo-pastoral pela paróquia de Manoel Viana (RS), juntamente com dom Aloísio Alberto Dilli, para estudo e reflexão do Documento 100 da CNBB: 'Comunidade de Comunidades: uma nova paroquia - a conversão pastoral da paroquia.'

Esse documento destaca alguns pontos importantes da paróquia como sendo inserida na vida de toda a sociedade. Passar de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária é o ponto central. "Não há comunidade cristã sem ser missionária." A palavra de "ordem" é uma "Igreja em saída". Assim, "a paroquia atual está desafiada a se renovar diante das aceleradas mudanças deste tempo (...). Sendo capaz de atender aos novos contextos que desafiam esta evangelização." diz o Documento 100.

Após a apresentação do documento, dom Aloisio propôs trabalho em grupos, onde cada grupo pode refletir sobre aspectos importantes da realidade atual das paróquias da diocese e dos planos pastorais futuros. Padre Artur, representando a Pastoral Presbiteral, organizou uma atividade por área, para estudo e avaliação do Anteprojeto da Pastoral Presbiteral, que será aprovado em agosto, no retiro dos padres da diocese.

Padre Hermeto encaminhou a avaliação do projeto de formação 'Iniciação a Vida Cristã’, onde dom Aloísio salientou que se está num processo inicial de conhecimento desta nova realidade, deste projeto, e que os frutos ainda serão colhidos. Ainda foram tratados assuntos como a contribuições do 39º Conselho Diocesano de Pastoral para a Catequese batismal, que será implantada em 2017 na diocese, e os padres Jonison Mallmann e Mário Benáchio apresentaram as situações dos seminários Maior (atualmente com 10 seminaristas) e Menor (atualmente com 5 seminaristas) e sobre a pastoral vocacional. "O primeiro motivador vocacional na paroquia é o próprio padre, por isso precisamos ter esta consciência motivacional" , destacou padre Jonison.

O encontro terminou na tarde de quarta-feira, com outros assuntos pastorais e administrativos.

Confira as fotos aqui.