Padres da Diocese de reúnem em Quaraí para celebrar a Missa dos Santos Óleos.

por padre Evandro Carvalho

Na quarta-feira, 01, os padres da Diocese de Uruguaiana se reuniram na Paróquia São João Batista, em Quaraí (RS), para a Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais. O encontro que começou com o almoço e terminou com a Missa, presidida por dom Aloísio Dilli, as 18h, possibilitou um momento de convivência e oração entre os padres.

No início da tarde, dom Aloísio e o padre Alvano Freitas, coordenador de pastoral, refletiram sobre o sentido da Quinta-Feira Santa. Com o título: 'Pão partilhado na Eucaristia e a fome do ser humano e do mundo' a reflexão possibilitou uma profunda espiritualização sobre a Semana Santa e o Tríduo Pascal.

"Estamos celebrando como povo de Deus a Eucaristia de hoje. Nós temos que ser os primeiros celebrantes. Os primeiros a criar dentro de nós este espírito de semana santa", diz dom Aloísio. E sobre a importância deste tempo litúrgico, continua: "Estamos numa semana em que celebramos os acontecimentos centrais da História de nossa Salvação. É o início da semana da nossa redenção." Dom Aloísio ainda comentou as dimensões da Eucaristia, como "ceia de comunhão", "sacrifício Pascal", "ação de graças" e como "pão da missão", sendo este último um convite a todos serem eucarísticos no dia a dia.

Pe. Alvano trabalhou à luz da 'Sacramentum Caritatis' que é a Exortação Apostólica do papa Bento XVI, e a passagem bíblica de I Cor 11, sobre a eucaristia como sacramento extraordinário de amor. "A Eucaristia é o sacramento que deve contribuir para a instauração do Reino de Deus. A eucaristia bem celebrada é um gesto profético e um chamado para vivermos a sintonia entre a vida e a ceia eucarística", disse.

Após a tarde de reflexão, os padres tiveram um momento de Celebração Penitencial onde, antes da Santa Missa, todos puderam se confessar. Na Missa, o bispo diocesano explicou que a celebração realizada é de costume da Igreja, ser na quinta-feira de manhã, mas que pelas longas distâncias das paróquias, os padres se reúnem na quarta-feira e assim, podem estar em suas comunidades na quinta-feira para o Tríduo Pascal.

Confira as fotos clicando aqui.