A Igreja no RS realiza a Coleta de Pentecostes

A Festa de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico cristão católico e lembra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Maria e outras mulheres, reunidos no cenáculo, em oração. A palavra pentecostes é de origem grega e significa “cinquenta” dias depois da festa do Domingo de Páscoa.
Essa festa é tem sua origem no Antigo Testamento e era conhecida como a Festa das Semanas. Mas, com a vinda do Espírito Santo neste dia, recebe um novo significado no Novo Testamento por marcar o início da era da Igreja. Na compreensão do corpo humano, a Igreja é o Povo de Deus e que tem por cabeça Cristo. O Espírito Santo é o sopro, a alma da Igreja que dá continuidade na missão de Cristo na face da terra.
Lembrando o ensino conciliar – “A causa missionária deve ser a primeira de todas as causas” (RM86) –, a Igreja católica no Rio Grande do Sul realiza em todas as suas comunidades uma coleta especial, buscando dar continuidade à missão de Cristo a Igreja do Rio Grande do Sul realiza a Coleta de Pentecostes.

Esta coleta tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igreja Solidária – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também promove formações, encontros missionários entre as Dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e incentiva e colabora com projetos missionários na Amazônia.
Esta coleta, portanto, será realizada em sua Comunidade, no final de semana de Pentecostes, nos dias 03 e 04 de junho, posteriormente, será enviada integralmente para a Animação Missionária da Igreja no Rio Grande do Sul (Fonte: CNBB Regional Sul 3).