Programação da 77ª Festa de Navegantes inicia neste sábado.

Por Pascom

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega a sua 77ª edição em São Borja, com o lema “Nossa Senhora dos Navegantes, ensina-nos a guardar e cultivar a criação” e para marcar a data, foi preparada uma extensa programação com eventos religiosos e sociais.

As atividades iniciam já no sábado (28) com a realização de um colonial beneficente, a partir das 20h30min, no salão paroquial da Igreja Imaculada Conceição, no Passo. Na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª rodadas os prêmios são 10kgs de arroz e meia ovelha. Já na 5ª e última rodada os prêmios são 20kgs de arroz e uma ovelha. Estão sendo vendidas duas cartelas por dez reais e quatro cartelas por vinte reais, sendo que as cartelas para o colonial podem ser adquiridas na secretaria da Paróquia Imaculada Conceição ou com membros da igreja.

A programação terá continuidade com um tríduo itinerante. No dia 30 de janeiro, segunda-feira, primeiro dia do tríduo, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes sairá do Cais do Porto até a igreja Matriz do Passo, ás 19horas. Em seguida, às 19h30min, haverá missa na igreja do Passo.

No dia 31 de janeiro, terça-feira, segundo dia do tríduo, uma carreata com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes começa na igreja Matriz do Passo, às 19horas, e vai até a igreja Matriz São Francisco de Borja, no Centro da cidade, onde haverá missa a partir das 19h30min.

No dia 01 de fevereiro, quarta-feira, terceiro dia do tríduo, a carreata com a imagem sairá da igreja do Centro, às 19horas, com destino ao Asilo São Vicente de Paula, encerrando com missa no local.

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é 02 de fevereiro, por isso, para essa data está programada a maior programação religiosa, iniciando com uma grande carreata com a imagem da Santa saindo do Asilo até o Cais do Porto, encerrando com a tradicional missa campal, às 19h30min. Essa celebração no Cais costuma reunir centenas de fiéis.

A 77ª Festa de Navegantes encerra no domingo, 05 de fevereiro, com um almoço de confraternização no salão paroquial da igreja do Passo. O cardápio é churrasco e acompanhamentos, no valor de R$20,00 por pessoa. Os ingressos estão sendo vendidos na secretaria da Paróquia do Passo.