Paróquia Imaculada Conceição realiza 5º Assembléia Paroquial de Pastoral

Por Pascom

Aconteceu no dia 19 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Imaculada Conceição, em São Broja (RS), a 5º Assembléia Paroquial de Pastoral, que contou com a participação de todas as comunidades, pastorais, movimentos e serviços que compõe a Paróquia. A assembléia tem como objetivos analisar as ações pastorais, refletir sobre os desafios da realidade, viabilizar a execução das Diretrizes Pastorais (da Diocese, da Paróquia, da comunidade) e agilizar o calendário pastoral da paróquia.

Representantes das comunidades avaliam o ano pastoral 2016 e planejam as atividades para 2017. Foto: Pascom/São Borja.

Durante toda a tarde foi debatido o Plano Paroquial de Pastoral, que é um instrumento que aponta indicações concretas para uma ação pastoral organizada e de conjunto, no âmbito da paróquia, capaz de favorecer uma ação evangelizadora eficaz.

A Equipe de Coordenação Paroquial, responsável pela organização da Assembléia, comandou a discussão que ouviu de todos as considerações sobre o ano pastoral de 2016, como foi executado, o que de novo se conseguiu construir, o que precisa se dar continuidade e o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais.

Através disso foi apresentado o tema do ano pastoral para 2017: "Igreja - comunidade de comunidades a serviço da vida plena para todos" e o lema "Cuidar da vida é nossa missão". Todo o público presente pode discutir e apresentar sugestões para o plano do próximo ano.

Entre as diversas indicações feitas durante a assembleia, foi definido que no próximo ano serão realizadas estratégias de ação através da motivação de todos os agentes para qualificar a vida comunitária, animação dos membros das comunidades, qualificação das diversas equipes da paróquia, intensificação da divulgação do Dízimo conscientizando da necessidade do mesmo, entre outras.

O padre Leandro Francisco considera que a 5º Assembléia Paroquial de Pastoral foi um momento importante na caminhada pastoral da paróquia neste ano. “Possibilitou a avaliação daquilo que realizamos neste ano a partir do Plano Paroquial de Pastoral 2016 que ainda está em curso. Também foi um momento para lançarmos horizontes para a caminhada pastoral em 2017, a partir do que as Diretrizes Diocesanas da Ação Evangelizadora 2016-2019 propõem para as nossas comunidades paroquiais. Merece destaque na avaliação realizada na Assembleia a conscientização sobre o Dízimo e a realização do Projeto de Iniciação Cristã na paróquia. Ainda fica o desafio de prestarmos mais atenção para os ministérios leigos, que precisam de mais agentes capacitados”, avalia o pároco.