Dom Aloísio recebe o título de "Cidadão de Uruguaiana" em homenagem na Câmara de Vereadores.

Por Evandro Carvalho

Na sessão solene alusiva aos 170 anos da cidade de Uruguaiana (RS), realizada na noite de terça-feira (24), Dom Aloisio Dilli recebeu o título honorífico de "Cidadão de Uruguaiana". Após ter saudado as autoridades presentes citadas pelo protocolo, dom Aloísio proferiu as seguintes palavras:

"Na noite de quarta-feira passada, já sentado em aeronave da LATAM para o vôo: Brasília-Porto Alegre, após três dias cansativos de trabalho na CNBB nacional, o celular acusava recebimento de mensagem. Qual foi minha surpresa? Notícia do amigo Vereador Irani Fernandes, comunicando a unânime aprovação da Câmara, concedendo-me o título de Cidadão de Uruguaiana. A reação espontânea foi de alegria e emoção. Se já ansiava em voltar para casa, isto é, para Uruguaiana, agora sentia saudade de minha linda cidade e de seu querido povo, a mim confiado para o pastoreio episcopal. Ao dar-me conta do real significado da homenagem, uma lágrima de gratidão rolou pela face e foi se transformando num mar de saudade. Lembrava neste momento o poeta-cantor: “Mas como é longe, Uruguaiana!” (Bando Gaúcho), mesmo que o espírito e o coração já houvessem chegado à cidade que tem “a honra mais bela de ser sentinela do nosso Brasil”, como canta o maravilhoso Hino de Uruguaiana. Hoje estamos aqui, a viva voz, para agradecer, nas vossas pessoas, a hospitaleira e fraterna acolhida deste querido Povo, que aprendi a amar, qual pastor, já há quase nove anos. Desejo dedicar este honroso título a todos os que fazem parte da história de minha vida, seja pelos laços familiares e amigos, seja pela comunhão na fé e no espírito cristão de luta pela paz, justiça, fraternidade e por vida digna, especialmente dos mais necessitados. Sim, acreditamos na possibilidade de um mundo novo e melhor. Façamos a nossa parte! Como enfatiza o Papa Francisco: “Não deixemos que nos roubem a esperança!”. Que Deus abençoe e recompense a todos! Vosso Irmão- bispo - Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Uruguaiana."

Dom Aloísio recebe do Prefeito Luiz Augusto Schneider o título honorífico de "Cidadão de Uruguaiana"./Foto: Jonison Mallmann.

Ao final do agradecimento, dom Aloísio espontaneamente se dirigiu ao Vereador Irani Fernandes e o agradeceu pelo reconhecimento e carinho que tem para com a pessoa do bispo diocesano, representação do pastor Jesus Cristo, uma vez que atua "in persona Christi" (na pessoa de Cristo) na Diocese de Uruguaiana.

Confira mais fotos aqui.