logo_topo

Diocese de Uruguaiana
Rua Santana, 2612 - Centro
Uruguaiana / RS | Cep: 97501-504
Tel. (55) 3412-1246






Siga-nos:

Facebook Twitter Twitter
pesquisar em nosso site

Últimas Notícias

Nulidade matrimonial é tema de escola do Cursilho

Por Franciele Mendes

Na última segunda-feira (16), o setor de Alegrete do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), realizou no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma escola aberta com a presença do padre Flávio Bordão que falou sobre o Matrimônio no Direito Canônico.


Padre Flávio reflete sobre o Sacramento do Matrimônio com os casais.

Com o tema “A Igreja e a nulidade matrimonial”, o padre Flávio explicou aos presentes o que a Igreja pensa sobre o matrimônio, apresentou algumas questões sobre a legislação da Igreja e exemplificou situações nas quais um casamento é declarado nulo, ou seja, que não aconteceu.

Mas afinal, quais os motivos pelos quais um casamento é reconhecido como um sacramento que não aconteceu? Existe o Código de Direito Canônico (CDC) da Igreja que traz 19 motivos, e estes foram explanados durante a escola aberta do MCC.

O padre Flávio Bordão está escrevendo a sua dissertação de mestrado sobre o tema e lembrou que a Igreja protege o matrimônio sacramental, e embora sejam muitas as causas que podem o tornar nulo, é preciso deixar claro que o somente Tribunal Eclesiástico é que tem esse poder. E a decisão só é tomada após reconhecer que nunca houve, de fato, casamento, mesmo nos casos em que todos o tinham como válido.

Powered by CuteNews

2017 ©
Todos os direitos reservados.


Diocese de Uruguaiana
Rua Santana, 2612 | Centro
Uruguaiana/RS | Brasil
Cep: 97501-504
Telefones:
(55)3412-1246
(55)3412-1486