Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida promove 24 horas para o Senhor na Festa de Pentecostes

Por Franciele Mendes

A última semana foi repleta de atividades na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Alegrete (RS), pois a cidade se encontrou em pleno momento de oração e festa vivendo um Pentecostes.

Fiéis na Missa de envio das Bandeiras do Divino. Foto:Franciele Mendes/Pascom

No dia 5 de maio deu-se início a novena do Espírito Santo. Com o tema “No Espírito Santo permanecemos em missão”, os devotos seguiram por nove dias uma rotina de missas e oração. De acordo com Pároco da Matriz, Pe. Arthur Frighi, essa novena itinerante levou às nove comunidades de Alegrete a graça de receber a bandeira do Espírito Santo e de professar a fé diante de seus fiéis. “Vi as Igrejas ficarem pequenas para tanta gente que prestigiou esse momento. Cada comunidade recebeu a bandeira Mestre e tinha como missão no dia seguinte levar até a próxima igreja, isso trouxe também mais interação entre todos”, destaca o Pároco.

Nem mesmo a chuva afastou os fiéis da festa que encerrou a liturgia do tempo de Pascal. Foto:Franciele Mendes/Pascom

Na manhã de sábado, 15, às 9 horas na Igreja Matriz iniciou as 24 horas no Senhor com uma celebração e estendeu-se com vigília ao Santíssimo até o dia seguinte, com uma missa festiva onde foi depositado no altar as nove bandeiras . Essa programação foi um atendimento ao pedido do Papa Francisco, para que a Igreja se revezasse em oração. No sábado tem aconteceu a última missa da novena, na Comunidade Santa Tereza, em que a Comunidade Nossa Senhora de Fátima levou a bandeira Mestre no seu último destino antes de retornar à Igreja Matriz.

Nem mesmo a chuva que insistia em cair afastou os fiéis da festa que encerrou a liturgia do tempo de Pascal com o ponto alto que foi a reunião de todas as bandeiras da novena itinerante dedicada ao Espírito Santo. Entramos novamente no Tempo Comum, após o domingo de Pentecoste, e a comunidade alegretense se prepara para a solenidade da Santíssima Trindade que acontece no próximo domingo (22).