Manoel Viana acolhe o 27º Encontro Diocesano de Comunidades.

Por Evandro Carvalho

O Domingo da Misericórdia foi marcado pelo 27º Encontro Diocesano de Comunidades, que reuniu centenas de fiéis de todas as paróquias da diocese, em Manoel Viana, RS. O encontro que contou com a assessoria do padre Marlon Lopes, da Diocese de Osório, RS, teve como tema: "Chamados a ser comunidades em saída".

Refletindo sobre a comunidade padre Marlon afirma: "Não podemos nos compreender comunidade cristã sem missão. E porque? É por causa de Jesus. Somos em missão porque não dá pra nos vermos Igreja de maneira diferente. Jesus é quem envia".

Falando que a missão cristã é para todos, indistintamente, Marlon Lopes destaca que para isso é preciso ser comunidade unida, dando importância para os vínculos humanos. "Criar vínculos, aproximar-se das pessoas é uma forma de superação do anonimato", afirma.

"Também manifestamos a missão e damos vida a este caráter quando participamos de encontros, romarias, grupos, como este encontro por exemplo. Isso dá dinâmica a comunidade em missão", comenta padre Marlon.

"A vida ao redor da palavra de Deus e dos sacramentos fortalecem o espírito missionário e a formação permanente. Estar sempre se atualizando com estudos e encontros de formação é muito importante. Fortalecidos nos encontramos com Jesus, e só assim fazemos com que outras pessoas também se encontrem", diz o sacerdote.

O 27º Encontro Diocesano de Comunidades encerrou a tarde com a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Aloísio Dilli e com a participação de padres da diocese. Na homilia, dom Aloísio comenta: "O padre Marlon nos dizia nesta manhã que apesar das nossas distâncias, nos estamos aqui. Isto é sinal de comunidade. É tão bom quando alguém de fora reconhece o que temos de melhor. Esta unidade".

"Agora, chegou a nossa vez de estarmos unidos para ouvir a Palavra do Senhor, assim como as comunidades que se reuniam antigamente para ouvir os ensinamentos dos apóstolos. Como eles eram enviados em missão, hoje somos nós os enviados. Chegou a nossa vez!", reforçou o bispo.

"No Evangelho de hoje temos Tomé. Ele é o "fiasquento" do dia. Ele não crê em Jesus Ressuscitado num primeiro momento. Exige que veja os sinais nas mãos e nos pés de Jesus. Tome não acredita porque ele não estava na comunidade quando Jesus apareceu", destaca o bispo diocesano.

Ao final da Missa houve agradecimento as Irmãs que cuidam pastoralmente da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Manoel Viana, e a toda a equipe que preparou o 27º Encontro Diocesano de Comunidades.

Confira as fotos aqui.