As celebrações da Semana Santa e Páscoa na Paróquia Imaculada Conceição.

Por Leandro Santiago

Desde a Semana Santa a igreja vem celebrando a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Após o domingo de Páscoa, as comemorações não terminam, pois inicia-se o chamado “Tempo Pascal”, que acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes. São cinquenta dias na presença do Ressuscitado onde as pessoas se preparam para receber o Espírito Santo prometido.

No Tempo Pascal a igreja em suas celebrações continua recordando a Ressurreição de Cristo. Em 2016 o Tempo Pascal, se estende até o dia 15 de maio.

“Temos a certeza que a vida humana continua após a morte, vivendo na companhia de Deus! Enquanto continuamos neste mundo, há a certeza de que Deus faz parte das nossas vidas, além da presença dos Santos e de Nossa Senhora. Assim, no Tempo Pascal as celebrações apresentam o surgimento e a constituição das primeiras comunidades cristãs. Por isso, as missas são vividas na alegria e na esperança de que Jesus acompanha o seu povo”, explica o padre Leandro Francisco.

As comemorações da Semana Santa na Paróquia Imaculada Conceição.

Aconteceram entre os dias 24 a 27 de março, celebrações que marcaram a Semana Santa de 2016. Na quinta-feira, 24, aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição, do Passo, em São Borja (RS) a celebração que teve o rito do Lava-pés (que imitou o gesto que Cristo fez na Santa Ceia de lavar os pés de seus discípulos) e marcou a comemoração da instituição do sacerdócio e da Eucaristia.

No dia 25, Sexta-feira Santa, a igreja matriz esteve aberta para a visitação e também para atendimento de confissões; ainda, grupos pertencentes à paróquia realizaram momentos de oração. O ponto alto deste dia foi a celebração em que se realizou narração da Paixão e Morte de Cristo, a adoração a Santa Cruz e o beijo na imagem do Cristo morto.

E no dia 26, Sábado Santo, aconteceu a solene celebração que marca a Ressurreição de Jesus Cristo, chamada de Vigília Pascal. Os principais ritos desta celebração foram os seguintes: rito da luz, que marca a ressurreição de Cristo, em que foi aceso o Círio Pascal; a leitura de textos da Sagrada Escritura que narram momentos marcantes da história do Povo de Deus; momentos de bênção da água e de renovação da fé em Cristo e na Igreja (promessas batismais).

No dia 27, Domingo de Páscoa, aconteceram missas na Comunidade São Vicente (Asilo) e na Igreja Matriz. Em todas essas celebrações da Semana Santa, a comunidade católica participou com atenção e expressiva presença de fiéis.

Confira as fotos aqui.