Paróquia Catedral Sant'Ana realiza Encontro de Formação sobre a Bula Misericordiae Vultus.

Por Evandro Carvalho

Nesta quinta-feira (31) a Paróquia Catedral Sant’Ana realizou um Encontro de Formação sobre a Bula de Proclamação do Ano Extraordinário da Misericórdia Misericordiae Vultus (Rosto da Misericórdia). O encontro que foi assessorado pelo pároco da Catedral, padre Flávio Soares, faz parte de um programa de formações com agentes de pastoral, que a Catedral está promovendo durante o ano.

Agentes de pastoral refletem sobre a Bula 'Misericordie Vultus', onde o Papa Francisco promulga o Ano Extraordinário da Misericória.

Publicada pelo Papa Francisco no dia 11 de abril de 2015, com a finalidade de proclamar o terceiro Ano Santo Extraordinário na Igreja. Cabe destacar que a Bula é um documento que trata de assuntos de fé, questões religiosas, administrativas ou políticas, que a Igreja reflete em um certo contexto.

Na Bula Misericordiae Vultus o Papa reafirma que o rosto da misericórdia é o próprio Cristo. Pela misericórdia Deus vem ao encontro do ser humano e por ela este se une a Deus no amor que supera a limitação do pecado. “A misericórdia torna a história de Deus com o povo uma história de salvação”, diz Papa Francisco.

Francisco destaca na bula a “Porta da Misericórdia”. Sempre que acontece o Ano Santo o Papa abre em Roma a Porta Santa. Por ocasião do Jubileu da Misericórdia, no dia 08 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição, foi aberta na Basílica de São Pedro a Porta Santa como “Porta da Misericórdia”.

O lema do Ano Santo é “Misericordiosos como o Pai” e o Papa afirma que fieis devem assumir este lema como um programa de vida. Para isso, as pessoas precisam escutar a Palavra de Deus e testemunhá-la.

O próximo encontro de formação será dia 28 de abril, as 18h30min na Catedral e o tema será o “Ano Santo: significado, história e propostas”.