29ª Assembleia Diocesana reflete sobre novas ações pastorais

Após o momento de espiritualização com os seminaristas da diocese e a acolhida do Coordenador de Pastoral, Pe. Alvano, o bispo diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli abriu os trabalhos da 29ª Assembleia Diocesana de Pastoral, ocorrida nesta sexta e sábado, 07 e 08, em Uruguaiana.

O assessor da Assembleia, Professor Sérgio Engerroff, professor da Faculdade Palotina (FAPAS), abordou o tema do próximo ano pastoral da diocese: “Animação Bíblica da Vida e da Pastoral.” Refletindo o tema de 2015, Sérgio citou o recente documento do Papa Francisco ‘Evangelii Gaudium’, enfatizando a alegria de anunciar a Boa Nova do Cristo, não com espírito de tristeza, sem ânimo, mas com disposição de "sair de si", manifestando uma Igreja que vai ao encontro. A Igreja existe para evangelizar, em meio as "alegrias e esperança, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo...", conforme o documento papal.

Mencionando a ‘Dei Verbum’, a Constituição Dogmática que fala sobre a Palavra de Deus, Sérgio Engerroff falou da dificuldade que por vezes se tem de valorizar a Palavra de Deus, justamente porque por muito tempo se fixou apenas na Eucaristia como forma de manifestação divina. Assim, a Constituição da Igreja traz o resgate da Palavra e Eucaristia como fontes de encontro com Cristo. Se envolver com a Sagrada Escritura é entender que não há como executar planejamentos pastorais sem antes pararmos e nos colocarmos diante de Jesus. A partir disso, responder à questão fundamental: quem é Jesus Cristo pra mim?, afirmou o assessor.

Ele ainda salientou que é preciso passar de uma pastoral bíblica para uma animação bíblica da vida e da pastoral. Mas que tipo de animação? Consiste em percorrer um caminho de conhecimento e interpretação da Palavra, não se preocupando em formar doutores, mas santos, disse. Por fim, fornecendo pistas de ação para promover a animação bíblica nas paróquias e diocese, o assessor falou que nessa caminhada pastoral é necessário também privilegiar a Liturgia onde Deus fala à comunidade. Isto é entender que a Igreja é casa da Palavra. Assim como toda a Igreja, todos os serviços eclesiais precisam estar fundamentados na Palavra de Deus e por ela iluminados.

A 29ª Assembleia também contou com assessorias do Pe. Jonison Mallmann, Pe. Alvano e Dom Aloísio que fizeram encaminhamentos práticos para o Ano Pastoral 2015 e trabalharam sobre o Projeto de Iniciação à Vida Cristã, projeto este que fundamentará toda a ação catequética da diocese no próximo ano.

Pe. Evandro Carvalho, Comunicador da Diocese, trouxe reflexões sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom) e a Campanha da Fraternidade 2015 que terá como tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e Lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). Acerca da Pascom, padre Evandro abordou como ela será articulada a nível paroquial e diocesano. Tendo como base o recém-lançado Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, destacou a importante tarefa de se tomar gosto pela comunicação e pelos atuais meios de realizá-la.

A Assembleia Diocesana de Pastoral encerrou com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos padres da diocese.

Pe. Evandro Carvalho
Comunicador da Diocese