30ª Assembleia Diocesana de Pastoral aprova as novas Diretrizes Diocesanas da Ação Evangelizadora 2016-2019

Por Jonison Mallmann

Em torno de 90 agentes de pastoral, entre os quais bispo, padres, religiosos e leigos, representando as paróquias, as coordenações diocesanas dos diversos setores e as escolas católicas, participaram na sexta-feira e sábado, 06 e 07, em Uruguaiana (RS), da 30ª Assembleia Diocesana de Pastoral, cujo objetivo principal foi refletir, definir e aprovar as novas Diretrizes Diocesanas da Ação Evangelizadora, bem como preparar o Ano Pastoral 2016.

O assessor da assembleia foi o Pe. Antônio Dalla Costa, diretor da Faculdade Palotina - FAPAS, que magistralmente desenvolveu o tema de estudo “Igreja Comunidade de Comunidades em estado permanente de missão”. Em sua assessoria relacionou a referida temática as demais Urgências contempladas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019.

Na sequência dos trabalhos, as paróquias, divididas em grupos, avaliaram o processo de formação proposto a fim de implementar o Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã. Na ocasião, também foi apresentada pelas paróquias a avaliação do ano pastoral 2015, entre os aspectos considerados, destaca-se a valorização da Palavra de Deus em todas as atividades das comunidades paroquiais.

A manhã de sábado foi marcada pela reflexão acerca do Ano da Misericórdia, conduzida por Dom Aloísio, bem como pela exposição e aprovação unânime das novas Diretrizes Diocesanas da Ação Evangelizadora 2016-2019. Outros encaminhamentos se deram no que se refere ao Ano Pastoral 2016, com análise e escolha de lema, texto bíblico e canto litúrgico.

A 30ª Assembleia encerrou com Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Aloísio Dilli.

Definição do Ano Pastoral 2016

Igreja Comunidade de Comunidades em estado permanente de missão

Lema: “Ide, sem medo, anunciar o Evangelho”
Texto bíblico: Mt 28,16-20