10ª Jornada Diocesana da Juventude reúne centenas de pessoas em Alegrete.

Por Lilian Machado e Allana Andrade

Mais de 800 jovens participaram da 10ª Jornada Diocesana da Juventude que aconteceu no dia 27 de setembro em Alegrete (RS). O evento foi organizado pelo Setor Juventude e reuniu as 13 cidades e 16 paróquias que compõe a Diocese de Uruguaiana. As Jornadas Diocesanas da Juventude vem trazendo a cada ano superações de quantidade de público, de qualidade das atividades, etc. Mas o principal objetivo é a evangelização da juventude.

Cada ano um dos municípios da Diocese é escolhido para sediar o evento. A articuladora do Setor Juventude, Andrinara Gonçalves, explica que a preparação para a 10ª JDJ começou desde o dia 28 de setembro de 2014, quando a Cruz Peregrina foi entregue à Alegrete pelos jovens de Maçambará (RS), que sediaram a 9ª JDJ.

“Já as reuniões preparatórias dos jovens alegretenses e do Setor Juventude começaram em fevereiro de 2015, assim que a data da Jornada foi divulgada pela Diocese. Desses encontros resultaram tarefas de organização para a recepção das representações das cidades e tudo mais envolvendo o evento”, conta ela.

Preparação para a Jornada da Juventude

Para divulgar a Jornada foram criadas páginas em redes sociais, onde diariamente eram publicadas notícias. Os jovens da organização também realizaram uma turnê, entregando cartas-convites em todas as paróquias e colégios da Diocese. Outra ação criada foi o “Cantinho da Comunicação”, onde todos eram convidados a tirarem fotos e enviarem para a página da JDJ e para o portal do 'Eai tchê.'

“Foi feita também a campanha “Bote a fita”, que é uma proposta do Serviço de Evangelização da Juventude, do Regional Sul 3, onde concretiza o comprometimento do jovem com a juventude do estado. Vai muito além de botar fé no evento e no material (a fita), mas na vida, nos pobres, na Igreja, na comunidade, na sociedade e principalmente em Jesus Cristo”, explica a articuladora.

Além disso, antes da 10ª JDJ, foi realizada a Pré-Jornada com jovens de Alegrete, Uruguaiana e São Borja, todos os seminaristas da Diocese, o Setor Juventude e o padre Aodomar Wandscher, que é o padre referencial do Setor Juventude e foi o espiritual da JDJ. Na Pré-Jornada, os jovens realizaram experiências missionárias no centro e em bairros de Alegrete.
No dia da Jornada os jovens participantes do evento foram acolhidos no CTG Farroupilha para momentos de oração e de animação.

Assessor do encontro fala sobre “A alegria do anúncio na missão”.

O assessor da 10ª JDJ foi o professor Ricardo Neis, de Uruguaiana (RS), que apresentou o tema: “A alegria do anúncio na missão”. À tarde os participantes foram divididos em 15 oficinas sobre diversos temas. Nas oficinas eles discutiram e aprenderam sobre vários assuntos relacionados a realidade da juventude na Igreja Católica.

A articuladora Andrinara Gonçalves ressalta que essa foi a primeira Jornada em que ela teve a oportunidade de trabalhar na organização e que os desafios foram muitos: “a distância, o controle de número de jovens para a Pré-Jornada e Jornada. Enfim, foi muito trabalho, mas foi muito gratificante. Me sinto muito feliz diante de cada rosto que vi no domingo, vi Cristo em cada um e é lindo ver jovem evangelizando jovem, é lindo ver o jovem vivendo e sendo igreja, é lindo ver o compromisso aceito”.

A jovem Karine Bianchin diz: “Ter recebido e coordenado mais de 800 jovens é mais do que imaginávamos. A nossa previsão eram de 700, mas superamos todas as expectativas, nós só conseguimos realizar tudo isso graças a todas as pessoas que se doaram, se dedicaram e deram o seu sim para o evento, para as nossas paróquias e principalmente para Deus. Todo esse evento foi por Ele e para Ele, para mostrar que nós jovens, como futuro da Igreja, somos missionários em levar a alegria no anuncio da missão”.

Missa de encerramento

No final do dia, uma grande celebração de encerramento foi feita no Parque Ruy Ramos. Momento especial de ação de graças na caminhada da juventude na Diocese. No final da missa foi anunciada a cidade que sediará a 11º JDJ em 2016 e Itaqui foi a escolhida para esse desafio.

O Setor Juventude explica que Itaqui é um exemplo de juventude ativa e com uma liderança que segue os ensinamentos da Igreja e incentiva os jovens a seguirem o caminho de Cristo sem exitar, sem sentir vergonha, mas sim orgulho. “Eles mostraram ser unidos e amar os jovens de forma igual. Eu tenho certeza que a 11º JDJ será tão abençoada como as demais que já ocorreram. A ansiedade desde já toma conta e o que nos move é saber que toda a juventude estará unida ano que vem em nome de um ser tão maravilhoso, tão benigno e digno de amor, Jesus Cristo. Que possamos vibrar a cada ano com as jornadas, pois elas nos impulsionam e nos fazem acreditar em um futuro para a nossa igreja, para a nossa nação”, reafirma a jovem Karine Bianchin.

Confira as fotos aqui.