Alegrete vai acolher a Jornada Diocesana da Juventude

Por Leandro Francisco

Acontecerá no próximo dia 27 de setembro em Alegrete (RS) a 10ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). Este encontro diocesano marca a caminhada existente nos grupos de base e movimentos que desenvolvem suas atividades com os jovens das paróquias e comunidades da Diocese de Uruguaiana.

Neste ano de 2015 também se comemora o aniversário de dez anos destes encontros com os jovens na diocese. Os primeiros encontros deste tipo começaram no ano de 2004 em Uruguaiana e eram chamados de 'Encontrão de Jovens', unindo o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Juventude e pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Para a décima edição da JDJ, foram realizados vários encontros de preparação com os jovens das três paróquias de Alegrete (Nossa Senhora Conquistadora, São José e Nossa Senhora da Conceição Aparecida) e também com membros do Setor Juventude diocesano. Destes resultaram tarefas de organização para a recepção das representações das outras paróquias, bem como o encaminhamento das oficinas. Vale aqui destacar os encontros que o Setor Juventude apresentou para a preparação do BOTE FÉ 2015 e que também estão sendo válidos para a preparação da 10ª. JDJ.

Além disso, acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro a Pré-Jornada Diocesana da Juventude. Jovens das paróquias da diocese juntamente com os jovens de Alegrete realizarão experiências missionárias no centro e em bairros da cidade.

E no domingo, dia 27 de setembro, no CTG Farroupilha, os jovens serão acolhidos para este encontro com momentos de oração e de animação. Além da presença do Bispo Diocesano, Dom Aloísio, o professor Ricardo Neis de Uruguaiana (RS) apresentará o seguinte tema: “A alegria do anúncio na missão”. Na parte da tarde haverá apresentações artísticas e a realização de oficinas com temas ligados à vida da Diocese, dos grupos de jovens, entre outros.

Está sendo prevista uma grande celebração de encerramento deste dia 27, às 16 horas, no Parque Ruy Ramos. Momento especial de celebração e de ação de graças na caminhada da juventude na Diocese.