Novas Diretrizes Diocesanas são encaminhadas em Encontro das Coordenações Paroquiais

por padre Evandro Carvalho

No sábado, 22, em Uruguaiana (RS) aconteceu o Encontro Diocesano das Coordenações paroquiais, com a intenção de começar o processo de elaboração das novas Diretrizes Diocesanas da Ação Evangelizadora 2016-2019. Iniciando com a espiritualização, a cargo dos seminaristas do Seminário Menor, a reunião contou a presença de lideranças de todas as paróquias da diocese.

Após o bispo diocesano, dom Aloísio Dilli fazer a abertura do encontro, comentando que “não podemos estar isolados da Igreja no Brasil” e que por isso “vamos elaborar as nossas novas diretrizes diocesanas tendo em vista a caminhada eclesial a nível nacional”, padre Flávio Soares, pároco da Catedral, em Uruguaiana, iniciou a assessoria apresentando as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-1019 (DGAE), aprovadas no dia 18 de abril deste ano, na 53ª Assembleia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A direção da Igreja no Brasil

Desde 1975, no período alternado de em média de quatro anos, a Igreja no Brasil renova suas diretrizes. Citando dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB, padre Flávio destacou, falando da importância desta caminhada: "A ação evangelizadora da Igreja no Brasil tem sua diretriz, sua direção".

“As diretrizes não são planos, ou seja, ali não está pronto o que se tem que fazer, mas são adaptáveis.”, disse padre Flávio. As novas diretrizes, assim como as anteriores, são definidas de forma colegiada, participativa e foram enriquecidas com o magistério do papa Francisco, uma vez que há elementos da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A Evangelii Gaudium ilumina as diretrizes porque, na intenção do Papa, indica um caminho para o percurso da Igreja nos próximos anos. Já as diretrizes anteriores (2011-2015) tiveram como base o Documento de Aparecida (DA) e a Exortação Apostólica do atual papa emérito Bento XVI, Verdum Domini (VD).

Organização e Urgências das DGAE 2015-2019

As diretrizes 2015-2019 são apresentadas em quatro capítulos, dispostos em 129 números, sendo 12 números das anteriores, além de 51 mantidos parcialmente. Portanto, a redação atual das diretrizes inclui apenas 66 números novos.

Sobre as urgências pastorais apontadas pelas DGAE 2015-2019- Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa de iniciação a vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; igreja: comunidades de comunidades e Igreja a serviço da vida plena - que serão assumidas ao longo destes quatro anos, o assessor destacou que elas apontam desafios fundamentais para ação evangelizadora também na diocese. Assim, as urgências não podem ser tomadas isoladamente, para não correr o risco de se pensar apenas numa urgência em cada ano.

Encaminhamentos para a diocese

Após a assessoria do padre Flávio, o coordenador diocesano de pastoral, padre Alvano Freitas, apresentou os resultados do instrumento de trabalho que foi enviado anteriormente para cada paróquia, coletando sugestões para o início do processo de elaboração das novas diretrizes diocesanas. Pe. Jonison Mallmann, reitor do Seminário Menor, colaborou nos encaminhamentos, onde houve divisão em grupos para maior apreciação dos resultados.

No final, padre Hermeto falou sobre o projeto de Iniciação a Vida cristã, destacando que em outubro a diocese já colocará em prática esta nova forma de catequese com fundamentação neo-catecumenal.

Veja as fotos clicando aqui.