1° Encontro de coroinhas da Diocese de Uruguaiana acontece em São Borja

por Gabriela Gamarra Lemos

No último domingo,16, realizou-se na Paróquia São Francisco de Borja, em São Borja (RS), o primeiro encontro para coroinhas da diocese. Estiveram reunidos neste dia em torno de 40 crianças e adolescentes, sendo eles das paróquias São Patrício (Itaqui-RS), Imaculada Conceição (São Borja - Passo) e São Francisco de Borja (São Borja - Centro).

O encontro foi coordenado pelo casal Nilton Mançoni e Márcia Gaist, os quais são responsáveis pelo grupo situado comunidade paroquial de São Borja. Neste encontro também se fez presente o seminarista Pedro Navarro, de Uruguaiana (RS), o qual conversou com eles sobre a importância de se vestir como coroinha, não somente com a sua veste, mas se mostrar coroinha através das atitudes.

Pe. Aodomar Wandscher, de São Borja, contou as crianças à história de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos, o qual deve ser exemplo de carinho e cuidado com Jesus Cristo. Pe. Silvano, de Itaqui (RS) se fez presente falando de como devem ser as atitudes de um coroinha quando estiver servindo o altar.

Como final de semana do encontro, foi de encerramento da semana nacional da família, os familiares dos coroinhas foram convidados a se fazer presente num almoço de confraternização, o qual foi preparado pelos mesmos, visando a importância da família na caminhada deles na igreja.

O dia foi de muita brincadeira e aprendizados a todos que se fizeram presente. O encontro foi finalizado com a missa das crianças, a qual já é costumeira na paróquia de São Borja e que tem sido de extrema importância a todos, pois é desde criança que se descobre a vocação. Os paroquianos de Itaqui se entusiasmaram com o encontro que se disponibilizaram à receber o 2º encontro em sua paróquia.

Confira as fotos aqui.